Responsabilidade social

Ambiente

A Gama está em ambiente privilegiado, cercado de natureza por todos os lados, incluindo um belo parreiral, que caracteriza umas das mais importantes culturas da serra gaúcha: a uva.

Preservar esse ambiente é parte da cultura da Gama. A empresa, além das ações voltadas ao bem- estar de todos e da comunidade, também – na arquitetura da sua fábrica – aproveita a luz do dia para iluminar os ambientes, possui um eficiente sistema de captação de água da chuva e, recentemente investiu forte em energia fotovoltaica.

A instalação dos painéis solares em toda a empresa vai contribuir para a redução no consumo de energia elétrica convencional e, consequentemente, proporcionará baixo impacto ambiental, sem produção de resíduos poluentes.

A Gama também tem a preocupação com gerenciamento de resíduos e efluentes. Possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que descreve os procedimentos para as etapas do gerenciamento destes, incluindo a segregação, identificação, acondicionamento, armazenamento, coletas interna e externa, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados. Todos os receptores de resíduos são verificados quanto ao licenciamento, a fim de garantir que os mesmos estejam devidamente licenciados e autorizados a receber os resíduos. Além disso, o plano apresenta metas para redução da geração dos resíduos e melhoria do processo de gerenciamento destes. Periodicamente os colaboradores da Gama são treinados a fim de seguir as condições citadas neste Plano.

O efluente gerado pela Gama, proveniente do refeitório, é encaminhado para um filtro russo seguido de cloração, que trata esse efluente de forma a atender aos padrões de emissão para lançamento. Outros efluentes gerados na empresa, como óleo de corte e usinagem contaminado, são encaminhados para tratamento externo em empresas licenciadas para receber e tratar os mesmos.

Dessa forma, tanto os resíduos sólidos como os efluentes líquidos gerados são gerenciados para atender a legislação ambiental vigente e proteger o meio ambiente.

Sociedade

A Gama também mantém ações de responsabilidade social vinculadas à Associação Criança Feliz (ACF). Fundada em 1995, essa é uma entidade localizada na cidade de Caxias do Sul-RS, que constroi sua história no atendimento de centenas de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos doados mensalmente são destinados para a melhoria do bem estar dessas crianças e adolescentes carentes.

Assosciação Criança Feliz www.acriancafeliz.org.br

Com essas ações, entre outras, a Gama entende que se mantém ativa no ambiente e na sociedade em que está inserida, atuando para o bem comum e para a preservação.